Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Um típico almoço angolano e outras coisas...

Esse final de semana foi incrível. O sábado principalmente!

Eu andei bastante por aqui, pelo bairro, pelo Centro e vi quase tudo aquilo que comecei a pesquisar no Google assim que soube que viria pra cá, só no deslocamento do bairro em que vivo pro Centro da cidade.

Por exemplo as CANDONGAS. Que são vanzinhas azul e brancas que fazem parte de todo o cenário luandense, pois é o meio de transporte mais popular aqui na cidade. Por onde você anda você vê inúmeros smurfs pontinhos azuis e brancos...




Outra coisa que vi é o paradoxo de bairros aparentemente pobres, com casa muito simples, e no meio do mesmo bairro casas imensas e luxuosas. E os condomínios? De babar... Apartamentos com sacadas giganges sendo construídos de frente ao mar. O plano econômico de Angola, é tornar-se a potência africana, tão rica como Dubai! E há bairros onde se vê que em poucos anos isso já será uma realidade, muitas construções novas, empresas internacionais, tudo com muito luxo e grandeza!

Lá na frente alem de avistar o mar, existem um condomínio de luxo de frente pro mar.

Condomínios e mais construções novas.

Prédios empresariais e vários guindastes de novas construções.

Portaria de um condomínio, alguns deles tem até supermercado dentro!



Tivemos um almoço muito divertido com angolanos, portugueses e conterrâneos, com comidas típicas daqui de Angola que eu sinceramente vou ter que pesquisar os nomes no Wikipédia pra por aqui por que são complicados hahaha. Mas vamos lá:

Funji: é uma "massinha gelatinosa" feito de farinha de mandioca ou de milho, e é o prato mais típico de Angola! (esse não foi...) Ele é servido acompanhado dos seguintes pratos:

Muamba de ginguba: galinha cozinha com um molho feito com amendoim. Pode ser feito muamba de carne, peixe, marisco... Eu comi a de galinha!  (DE-LI-CI-O-SO)

Quizaca: é uma pasta feita com a folha da mandioca. (achei um pouco amarguinha, mas pesquisando na internet vi que pode ser feita com couve! Deve ficar delicioso...)

Calulu de peixe: é um cozido feito com peixe fresco, peixe seco, quiabo, e óleo de palma (azeite de dendê). 

Feijão de Óleo de Palma: Feijão vermelho feito no óleo de dendê. (delicia também)

A farinha na foto foi um toque típicamente brasileiro, e o arroz foi para que pessoas que como eu, não se deram muito bem com o funji, substituísse... 


Mas ainda estou me corroendo de curiosidade de experimentar um dos pratos típicos mais exóticos aqui de Angola: Catato 

Apresento-lhes o catato! (Foto da internet)

São larvas que vivem em cima das palmeiras. Diz-se que são uma das melhores iguarias do mundo, embora não pareça apetitoso. Ele é cozido, seco, e refogado com óleo e cebola. Ainda não encontrei por aí, mas se me oferecerem é uma questão de honra hakuna matata experimentar!

Viscoso! Mas gostoso...

E já deu uma semana né?! Como voa... E eu estou a cada dia mais encantada com todas as coisas novas que vejo, com as pessoas que conheço, com as coisas que aprendo, com a cultura, comida, e as paisagens? Apaixonada com a paisagem de uma cidade tão mista, tão cheia de discrepâncias, mas imparcialmente banhada pelo mar que pode ser visto em quase todos os pontos altos da cidade...!

Até mais :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário