Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Será que tem melão? Será que tem macarrão?

Vamo falar de coisa boa! 
Vamo falar de tecpix comida :D

Bem, qualquer pessoa normal e gorda que vai se mudar para o exterior pesquisa logo de cara hábitos alimentares... :D Supermercados, comidas típicas, preços e etc..

Uma das coisas que ouvimos falar MUITO sobre Luanda, é que TUDO é caro. E o Google que não me deixa na mão nunca, confirmou isso com a história do "Melão de Ouro". What?! 
Pois é amigos, em 2011 o mercado Casa dos Frescos (aquele em frente de casa, depois coloco foto da faixada dele e do outro aqui!) chegou a vender UM melão por 100 DOLETAS!.. Como vocês podem ler aqui... (Não, a moeda aqui não é o Dólar. É o Kwanza, mas é tudo dolarizado! Por motivos diversos... Mas deixemos a economia local para oooooutro post!)

Pois bem, como já disse, meu primeiro passeio foi ao supermercado do melão de ouro, no outro lado da rua. E além do preço a minha maior curiosidade era fruto de uma imaginação fértil: será que tem arroz? ketchup? Danone? Creme de leite pro strogonoffe? Carne de zebra? E para nooooooossa alegria TEM TUDO! Tem tudo, e digo mais: TEM MAIS. Aqui em Angola muuuuita coisa é importada da Europa (ui!). Então todas aquelas coisinhas gostosas que a gente só encontra em empórios de coisas importadas, você encontra no supermercado :D. Fiquei feliz e abri mil receitas aqui pra cozinhar loucamente e ficar igual a Dona Redonda. 
Claro que não são as mesmas marcas, e muitos produtos tem variações. O creme de leite por exemplo, é nata. Não comprei ainda, mas quando usar conto como é. Tem Fanta de Abacaxi. Ruffles de presunto. E tem muita coisa que faz parte da cultura portuguesa (Angola também foi colonizado pelos portugueses, e ao contrário do Brasil eles ainda tem uma influência monstra aqui, inclusive existem muuuuitos portugueses morando aqui... Mas deixa esse assunto de política pra ooooutro post) como os pastéizinhos de Belém, que aqui são pastéis de nata (Tudo é de nata aqui!).


Tony Ramos, essa é pra você!

Pure de batata em pó! 

Gordices e becel pra equilibrar... 

Leite semi desnatado? NÃO! Leite MEIO GORDO!

Mas minha alegria maior mesmo foi ir a um outro supermercado, que fica dentro de um shopping (Sim! Tem shopping! Sim! É tudo o olho da cara!): O Shoprite! Ai sim meus amigos, vem a alegria de viver... 
Amarula aqui é vendida no bacião a preço de banana! Uma garrafa de Amarula custa uns 25 reais, Absolut uns 30... E por aí vai! E nesse supermercado encontrei farinha pra tapioca, cuzcuz, (da yoki) chocolate batom, carne Friboi, todos os refrigerantes da Coca-Cola, Sucos Sufresh (to fazendo propaganda a toa...), sucrilhos, comida natural :D... O que eu não encontrei, que me deixou triste: Não tem limão verde! :( Só limão siciliano... E eu sou pobre, gosto de limão verde! (Brasileiros queridos que estiverem vindo pra ca, abram mão de 1 quilinho da sua mala pra trazer limões pra mim *___*). Ah! E os preços não são tão diferentes assim! Pode acontecer de uma marca de ketchup custar 2 dólares, e a outra custar 10. Ah! E uma coisa que acontece, é que de repente as coisas SOMEM do mercado... Hoje você vê por exemplo macarrão integral, então COMPRE, por que se acabar ninguém sabe quando pode ter de novo... :

Vinho Concha Y Toro
(Sente o drama de tentar interpretar a moeda local...)

Amendoins Yoki :D

Piguinha Velho Barreiro

Então amigos, não se preocupem! Não vou passar dificuldade alguma com comida aqui... Seja lá seu gosto, quem vier também não passa! Vou até me esforçar em correr todo dia, pra não terminar assim... 


ps. Retificando: TEM LIMÃO VERDE! Uma companheira de expátria já me informou hehehehe... Ufaaaa!... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário