Dei uma sumida por conta da internet muito boa só que não
Bom, não sei se cheguei a escrever aqui que no início (já vai fazer 2 meses que estou aqui, mas me sinto já há muito tempo...) achava difícil entender o que os locais falavam, mesmo sendo o mesmo idioma... Isso por que eles usam expressões/gírias/palavrinhas muuuuito diferentes da gente e que ouvindo não da nem pra IMAGINAR o significado da maioria delas... Muitas a gente ja imagina o que seja pela similaridade, outras nem tanto...
Porém, todavia, entretanto euzinha aqui já estou praticamente uma rapariga angolana (Calma amigos! Rapariga aqui é moça... Não tem nada a ver com aquela profissão mais antiga do mundo... ). Então já posso vos explicar muitas dessas palavrinhas... bora?!:
Bué = muito: O dia hoje tá bué quente...
Giro = bacana, legal, maneiro e coisas do tipo: Você é mesmo uma pessoa muito giro!
Fixe = usa-se para as mesmas coisas que giro, legal: Bom dia fulano, tas fixe??
Pequeno almoço = café da manhã
Mata bixo = café da manhã. Dizem que quando você ta com fome, você ta com um bicho na barriga. Logo se vc toma um pequeno almoço, você esta matabixando.
Puto = Garoto, menino (também não tem nada a ver com a profissão milenar).
Cassumuna = formiga venenosa (daquelas vermelhinhas pequenas que grudam no seu pé quando te picam...)
Gasosa = Refrigerante
Ya = Ya é Ya. Usa-se como a gente usa o "né"ou"sim", ou coisas do gênero:
-Domingo passo na sua casa certo?
-Ya! Pode passar!
Bom, essa são algumas... Tenho certeza que ainda vou descobrir muitas aqui! E aos poucos vou contando-vos... Aqui usa-se muito a palavra "mesmo", ou "memo" no meio das frases, de TODAS as frases, tipo: Essa gasosa ta memo gelada! E quando estão falando e você não entende, na verdade você não percebe. Perceberam?
E muitas dessas palavras se devem ainda pela influencia de outras línguas locais na língua portuguesa, como o kimbundo, umbundo, kikongo e muitas outras línguas africanas... (que são super interessantes e BEM difíceis de aprender na minha opinião... )
Gostaram? :D
Eu me apaixono mais e mais a cada dia por toda essa diversidade e intercâmbio cultural...
Nenhum comentário:
Postar um comentário