Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Feriado em Angola - Um pouco de história!

Gente que loucura acordei hoje achando que era segunda-feira ainda Oo
Isso por que ontem foi feriado aqui em Angola :D

E que brazuca não ama um feriado, ainda mais assim logo no início da semana?

Mas, feriado do que?

Pois é, foi Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação. E eu, pouco curiosa que sou, já fui pesquisar o "Porquê" desse dia ser comemorado e vim aqui correndo pra contar pra vocês:

O 'Fundador da Nação' foi Agostinho Neto (que nasceu no dia 17 de Setembro), que há cerca de 50 anos lutou pela independência de Angola da colonização Portuguesa. Tipo o Brasil, só que muito mais recente!. (A Independência de Angola é comemorada em 11 de Novembro.)

Assim, vou tentar resumir: no início dos anos 70 surgiram três movimentos aqui em Angola para lutar contra o colonialismo português. UNITA, MPLA e FNLA. Agostinho pertencia ao MPLA.
A idéia era cada um fazer sua parte nas províncias (estados) que se encontravam e lutarem juntos, mas ao longo dos anos, a ganância e sede de poder fizeram esses partidos lutarem entre si, causando anos e anos de guerra fria e massacres no país. Pra piorar houve intervenção de várias nações estrangeiras, que quiseram ajudar mas na real só queriam mesmo tirar proveito do que Angola tinha pra oferecer de bom, e "pegar emprestado"... Essa situação se amenizou por volta de 1994. Porém diz-se que em algumas províncias ainda há conflitos, por conta dos membros da UNITA serem contra os do MPLA (que é o partido que hoje preside Angola). O saldo foi milhares de mortes, refugiados, prédios com marcas de bala no Centro de Luanda, e um país tão rico ainda se reerguendo economicamente...

Bom, Agostinho Neto é um ícone da história angolana!  Respeitado, adorado e lembrado pelos cidadãos angolanos como grande poeta e estadista, o libertador da pátria. Logo, o "Dia do Herói Nacional' também refere-se a ele, em reconhecimento aos seus feitos na luta armada pela liberdade de Angola.

Inclusive existe um monumento gigantesco bem bonito na cidade, onde fizeram o túmulo dele, ainda não estive lá! Mas parece um lugar legal pra visitar... Mas já passei em frente de carro...



E agora eu entendo também por que tem tanta gente que se chama Agostinho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário