Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bye Bye África!

Pois é... Tanto tempo sem escrever!
Não por falta do que falar, ao contrário! Por ter justamente MUITO a escrever, contar, muitas fotos pra mostrar - algumas que ainda estão na câmera inclusive!...

Esse post foi escrito há algumas semanas em Soweto, África do Sul sentada num bar na rua da casa do Nelson Mandela, ouvindo um blues e vendo algumas pessoas dançarem músicas africanas enquanto pediam dinheiro.

E assim serão os próximos posts! Sobre a África do Sul e meus cerca de 2 meses nesse país incrível!
Como não se apaixonar?
O amor pela África já havia se instalado no meu coração há cerca de um ano, quando desembarquei em Luanda, Angola: dificuldades, problemas, pobreza, sujeira, preconceito.

E o calor.
E o amor.

Amor que ficou gravado em mim por meio de cada abraço, cada sorriso, cada nova descoberta, e por todo carinho que recebi das pessoas que conheci lá - amizades que o mar não vai separar, por isso não há por que escrever sobre despedida.

Hoje amo a África. Como se fosse meu lar, e de fato foi e é. Amo como se fosse minha mãe. A "Mãe África", como dizem, hoje eu também digo.

E esses meses de despedida desse continente mágico - e pouco explorado por mim, porém o suficiente - foram os responsáveis pelos próximos posts. Sobre o que vi na África do Sul. Sobre minha despedida dessa terra linda, quente, mágica. Sobre como meu coração agora é verde, amarelo, vermelho... Colorido!

Tudo começou em Johanesburg - ou Joburg, como eles dizem. Cidade limpa, organizada, com traços de violência, com traços de preconceito, porém linda! A primeira vista "parece a Europa".







E de lá se iniciou nossa jornada e uma grande aventura entre museus, ruas, restaurantes, bares, almoços e jantares típicos com novos amigos, e paisagens incríveis - e os animais!!!

Tudo isso eu vou contando aos poucos, sem pressa... Pra não perder de mostrar nada nem de contar nenhum detalhe pra vocês! Espero que gostem! Espero que curtam! Espero que consiga passar e conseguir plantar a vontade de conferir pessoalmente tudo isso, e muito mais - quem sabe pessoalmente? :D

domingo, 18 de maio de 2014

Al Amir - Restaurante Libanês

Me julguem, me apedrejem, me lancem na masmorra...

Sou apaixonada por Habib's! Pra mim é muito mais que uma escolha pra encher a pança de madrugada, quando nada mais está aberto. É gosto, opção, amor... (ok, amor não).

E senti uma falta de comer um kibezinho com limão, um charutinho de repolho, e até mesmo - e por que não? Uma esfihinha de carne de R$ 0,65 compre uma leve 2.

Não, não tinha esfiha aberta em Luanda!

Mas em um sábado sem sol - sem praia, sem kite, sem coragem, e com muita preguiça! Marido levou-me para almoçar num restaurante libanês! Num autentico, digno, e delicioso restaurante libanês!

Al-Amir

O Al Amir, tem como forte suas fahitas (que são wraps de diversos sabores: carne, frango, camarão, e etc...), e os pratos típicos: kibe, charuto de folha de uva, homus, beirute, tabule e etc... E foi o que comemos!
Pão Sírio com pasta de alho
Kibes fritos e Tabule
Charutinhos de folha de uva
Fahijas mista de carne e frango
Além de comer no restaurante, o Al Amir conta também com o serviço de Take-Away - se você está em Luanda, vai reparar que em muitos supermercados e restaurantes existe esse serviço, que consiste em nada mais, nada menos, que fazer uma marmita pra levar pra casa. E também tem serviços de pastelaria - doces e bolos.


       


Ah! Uma coisa engraçada que tem lá. Alguém ai assistiu Os Vingadores? O take depois dos créditos? Que o Homem de Ferro leva os outros vingadores para comer Chawarma? Pois! No Al Amir você pode experimentar a comida "pós treino" dos Vingadores!





Mais informações: 

Al-Amir Restaurante
Rua Fernão de Sousa, 21
Tel: +244 923 336 418
Email: alamirlda@hotmail.com

Le Petit Bistrô - Comida francesa em Luanda

Bom, esse é um dos meus últimos posts falando sobre algo novo que vi em Angola...

Em um outro post, explicarei o porquê, fiquem ligados nos próximos capítulos!

Vamos ao que interessa!

Esse restaurante que vou falar hoje é um bistrô francês que fica em meio ao caos do Centro de Luanda, na rua Amílcar Cabral. Não sei se ja disse isso aqui, mas o bom de Luanda é a autenticidade dos restaurantes temáticos. Pode ter certeza que o restaurante de comida indiana, pertence a um indiano. O de comida árabe é de um árabe e o francês não poderia ser diferente... Logo, essa particularidade dá muito mais qualidade aos pratos!




O Le Petit Bistrô é um dos restaurantes que dá vontade de comer todo dia, isso na minha opinião de pessoa apaixonada por boas massas, risotos, e carne de pato - e o estômago chora.

Como já diz o nome é pequeno, e aconchegante! O atendimento é ótimo, a música ambiente é agradável e os pratos são bem servidos e deliciosos.

No dia das fotos escolhi spaghetti ao molho gorgonzola com filé de peito de pato. E o marido optou por bife de chorizo com arroz basmati e salada.





E como sobremesa, não poderia faltar um petit geatou, que por sinal é o mais barato que já comi em Luanda, e um dos mais gostosos também!



Quem ficar na cidade baixa, não pode deixar de apreciar um bom prato do Le Petit Bistrô, ou apenas "do francês", como costumamos a nos referir. Mas aproveitem durante a semana, pois esse restaurante agradável não abre aos finais de semana nem aos feriados.

Mais informações telefone:  +244 938 709 974


terça-feira, 13 de maio de 2014

Zoda Bar - Restaurante e Bar no Talatona

Pois é gente, sumi e agora estou correndo atrás do prejuízo pra contar tudo que deixei guardado pra postar aqui...

Já falei da feira, agora tem o Zoda Bar!

O Zoda é uma ótima opção de restaurante pra tomar um drink ou ter uma refeição em Talatona.




A maioria dos lugares que já divulguei aqui, e que experimentei ficam la Ilha do Cabo, e pra quem mora em Talatona, confesso que tem noites que dá um preguiça descer toda a Samba e voltar...

Pois o Zoda está ai pra lhe salvar! Fica próximo a FÓR - Faculdade Óscar Ribas. Ao lado também tem uma churrascaria, que não tivemos tempo de ir. O Zoda fica dentro de um condomínio, o Colinas do Sol e conta com estacionamento.

A nossa pedida de lei quando vamos ao Zoda é o PICA- PAU com pão: porção de isca de carne, bem servida e muito saborosa que vem nessa panelinha de ferro bonitinha da foto...


 Eu fico com o Mojito e o marido com fino Cuca ou Margarita...




A nivel Angola, os preços são bons! 




O Zoda tem música ao vivo quase todo final de semana, o ambiente é agradável e dependendo de onde você mora dá pra ir a pé.




Olha a gente ai... :)

DICA: Feira de Artesanatos na Ilha do Cabo

Olá leitores e leitoras do blog! :)

Hoje vou mostrar algumas fotos de uma feira muita fixe na Ilha do Cabo. A feira se localiza bem no início - praticamente em frente ao clube náutico - na orla da praia.

Eu amo feirinhas! 

Amo artesanato local de qualquer local que eu esteja! E essa feira em especial, tem umas coisas mais sofisticadas e "fashion"...  E os artistas mandam muito bem, nos quadros, roupas, brinquedos, e etc!
Eu pirei em bolsas lindas, vestidos, e laços para cabelo... (TUDO!)


Tecidos Locais

Bijuterias e Esculturas

Bonecas de Pano

Eu :)


Se quiser aproveitar a feira, vá com dinheiro! Em Angola ainda não é muito comum o uso do cartão de débito em comércios informais. Eu não sei ao certo os dias dessa feira, fomos num sábado a tarde... 
Para presentes, lembranças ao povo do Brasil (ou do seu país de origem), vale muito a pena!

sábado, 8 de março de 2014

Kitesurf na Ilha do Cabo

Então gente... 

(mania de brasileiro falar GENTE né? Quando a gente pede pra algum angolano ou tuga imitar brasileiro, eles sempre falam assim "genthiiii" hahaha dai comecei a reparar que a genthii fala assim meso genthiii... )

Começamos há alguns meses a freqüentar uma parte da praia na Ilha do Cabo onde ficava um pessoal fazendo kitesurf. Paramos la por curiosidade mesmo... Pra saber se eles davam aula ou se eram só um grupo de gringos que faziam por hobby e etc... E não é que era uma escola de kite! 


E eis que um novo hobby/desafio surgiu em nossas vidas :D (e mais um motivo pra ir pra praia todos os dias que isso é possível - sábadodomingoferiadodiasanto lá estamos nós!) 


Demos uma brincada com um foil (essa pipinha verde ai da foto) pra sentir um pouco o "drama" e quem começou primeiro foi Evandro, my love, que já está deslizando pelo mar de Luanda... (meu orgulho!) Eu inicio minhas aulas no próximo mês, e estou ansiosamorrendodemedo! 




O investimento não é baixo, mas vale a pena! Os instrutores são o Petelson e o Vik (um indiano-angolano) que são licenciados pelo IKO (International Kiteboard Organization) e depois que a gente termina curso e fica bom na coisa o suficiente pra não se matar voando por ai a gente ganha um número de registro IKO e pode alugar kites pelo mundo todo nas praias onde tem kitesurf licenciado pelo IKO!


Pra quem estiver em Luanda e tiver interesse, pode entrar em contato com os meninos e marcar um "batismo" pra ver se curte mesmo, e quem sabe entrar nessa com a gente!
Os telefones deles Petelson: (943) 819-098 / Vik: (935) 338-642

E o giro disso tudo, é que todo dia depois das 15h tem uma comunidade kitesurfer de tudo quanto é lugar do mundo - tuga, americano, zuca (por nós representado!), britânico - colorindo o céu da praia com pipas coloridas e fazendo o mar parecer uma grande pista escorregadia... É lindo de ver, e assim que começar a fazer vou poder dizer a loucura que é sentir, segundo palavras do Evandro : "... Aquela sensação de estar deslizando sobre o mar, sentindo a brisa e a água salgada. Pasmo. Olhando a prancha rasgar o mar. Neste momento era eu, o mar, a prancha, o kite e mais nada. Alma lavada!"


Foto de ontem 7/3 - Por Evandro Gamer
                                 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um pedaço da China em Angola

Olá queridos leitores!

Sumi né? Um pouco de falta de tempo, com uma vontade de só voltar a escrever depois que eu reformar o blog (tcharaaaam... Em breve, eu acho!). Mas como ta complicado colocar o que eu quero pra fora, vou escrever... E estou CHEIA de coisas guardadas na manga pra contar pra vocês!

E hoje é dia de falar de um lugar que é um pedacinho da China em Angola. É incrível!
'Mas CHINA??? Por que CHINA??' vocês devem estar se perguntando. Pois é, vou tentar resumir: Angola saiu de anos de guerras e conflitos políticos (e isso não faz muito tempo, não se esqueçam!) e precisava de um money que é good nóis não have pra se erguer. A China deu essa grana, mas não sem esperar nada em troca. A China queria ter participação em todo o campo onde o dinheirinho deles ia ser investido. Resultado: se vê mais chinês nas ruas de Angola, que angolano! Brincadeira... Mas se vê mais chinês que português, brasileiro, inglês, indiano e etc... Existem bairros só de chineses! Com tudo escrito em chinês! E há quem diga que os chineses que trabalham nas construções civis e serviços mais pesados, são presidiários chineses, oh que legal! :D (espero que minha mãe não leia isso!) E por outro lado o que tem de chinês rico, milionário, com Iphone5 dourado e bolsa da Prada andando por ai não ta escrito...

Pois bem, e é no meio desse contexto todo que hoje vou mostrar um pouco pra vocês o Shopping ANGOCHI.




Angochi é conjunto de lojas divididas em cerca de uns 10 galpões. E vende de tudo!





Vende comida. Toda sorte de coisas chinesas embaladas que eu nem imaginava que existia, que dirá que se comia! E muita comida falsificada: coca-cola, ledbul (em chinês), nescafé... Vende grãos (achei arroz pleto, e bem mais barato que no Brasil). Vende sapato de plástico. Vende roupa (aliexpress feelings). Vende peruca. Vende móveis. Vende material de construção. Vende mão-de-obra pra trabalhar na confecção de réplicas LV. Vende chuveiro, carro, kupapata (ainda vou falar delas aqui), brinquedo, maquiagem, lenços, gravatas, ternos... Vende de tudo! Só faltou uma barraca de yakisoba ou pastel de flango!

LedBull

Comidinhas

Nescafé

Mais comidinhas

Mais comidinhas (carne seca oO)

Perucas

Cerveja Chinesa

Omo - Falso ou verdadeiro?


Não andei em tudo, e acho que deve ter muito mais coisa bizarra por lá. Mas já da pra vocês terem uma idéia de como é essa coisa maluca (eu achei bem maluca!). Se vocês vierem a Angola, não deixem de conhecer por que é muito interessante!

Como chegar do Talatona até lá, é muito simples! Dei um print no mapa (vou aprimorar isso ainda, prometo :)